Logo Odonto Excelência

odontoexcelenciaoficial@gmail.com

NOTÍCIAS

5 MOTIVOS PARA ADOTAR O USO DIÁRIO DO FIO E DO CREME DENTAL

A ausência do uso diário do fio e do creme dental ainda é a maior causa de vários problemas bucais. Isso mesmo! São vários os problemas que podem se instalar na nossa boca quando não damos toda a atenção necessária à higiene bucal, como a gengivite, a formação de placa bacteriana e a cárie. Porém, todos esses problemas podem ser facilmente evitados com a adoção de alguns hábitos simples. E para que você saiba quais são, entender melhor sobre o uso regular dessas ferramentas e afastar de vez os problemas bucais, preparamos o post de hoje com 5 motivos para você adotar de vez uso diário do fio e do creme dental na sua rotina. Acompanhe conosco e descubra!

Somente a escova de dente não basta
Por mais tempo que você fique escovando os dentes, por mais creme dental que você utilize na escovação, ainda continuarão a existir algumas áreas com placa bacteriana, pois as cerdas da escova são capazes de alcançar determinados lugares, como o espaço entre os dentes, por exemplo. Esse espaço de junção dental somente o fio consegue alcançar com eficácia, fazendo adequada limpeza. E são nesses lugares onde a escova não alcança que as bactérias continuam alojadas e se multiplicando. Por isso, para garantir uma higienização completa da boca, o uso fio dental também é essencial.

A importância do creme dental com flúor
É importante fazer o uso diário do creme dental com flúor na higiene bucal, pois é comprovado cientificamente que o flúor é um agente natural que atua na remineralização dos dentes, ou seja, ele contribui para a reestruturação dos dentes, prevenindo e combatendo a cárie.

Por isso, foi estabelecido um protocolo para a utilização do flúor, pois além de encontrado nos cremes dentais, ele também é adicionado ao abastecimento público de água das cidades como uma medida que contribuiu para a diminuição nos casos de cárie nos últimos anos.

Prevenindo a gengivite com o fio dental
A gengivite é uma leve inflamação na gengiva que pode ser facilmente prevenida apenas com uma boa higiene diária. O fio dental, quando utilizado corretamente, consegue limpar perfeitamente a linha da gengiva, que é mais um lugar onde as cerdas da escova não conseguem alcançar totalmente. Se você não é acostumado a utilizar o fio dental, não se assuste com pequenos sangramentos que podem acontecer nas primeiras vezes de uso. Geralmente, o motivo do sangramento pode ser apenas um mau jeito na hora de passar o fio. No entanto, se os sangramentos continuarem a ocorrer e com maior intensidade, procure um dentista, pois a causa pode ser uma gengivite.

Hálito saudável
Nada mais gostoso do que estar sempre com um hálito fresco, não é mesmo? E isso pode ser facilmente conseguido com uso diário do fio e do creme dental. O ideal é sempre utilizar o fio antes e fazer a escovação com o creme dental depois, não se esquecendo de limpar também a língua, pois ela também é um lugar onde se alojam bactérias causadoras do mau hálito. Com uma higiene mais completa, você se livra de quaisquer resíduos.

Para ter um sorriso saudável e bonito
Se o seu sorriso é o seu cartão de visitas, é preciso da saúde deles, não é verdade? Por isso, é importante realizar sempre depois das refeições uma boa higiene bucal e fazer uso diário do fio e do creme dental para manter seus dentes brancos, livres da placa bacteriana, tártaro e da cárie.

Existe no mercado uma variedade enorme de cremes dentais e fios dentais, cada um com propriedades específicas para diferentes tipos de boca. Por isso, se você tiver alguma dúvida sobre qual utilizar, consulte o seu dentista. E caso você queira fazer algum questionamento sobre o uso desses dois elementos fundamentais à saúde da boa, deixe seu comentário e venha participar da conversa!

Fonte: Oral Lumen